Golpes Online

Confira algumas dicas importantes para evitar cair em golpes online

Golpes Online

Como identificar golpes por email e apps de mensagens

Uma promoção imperdível de uma loja virtual altamente conceituada. Um boleto de sua provedora de internet prestes a vencer. Uma campanha de determinada marca de roupas oferecendo unidades gratuitas de um tênis que custa mais de R$ 1 mil. São todas situações que certamente iriam atiçar a sua curiosidade, não é mesmo? Pois bem: os golpes online disseminados por email e aplicativos de mensagem (como o WhatsApp) utilizam justamente tais estratégias para conseguir vítimas.

O medo de ficar em débitos com alguma instituição; a urgência para aproveitar uma oferta que acabará em breve; a ganância de conseguir um produto caro sem ter que investir um único centavo. É a famosa engenharia social — a arte de manipular os sentimentos humanos, desviando-os de seus comportamentos convencionais e convencendo-os a adotar uma postura insegura. Dessa forma, fica mais fácil roubar os dados de seu cartão de crédito, desviar dinheiro via um boleto falsificado ou infectar seu PC com vírus.

Engenharia Social

Felizmente, há alguns macetes que você pode usar ao seu favor para identificar golpes que chegam via email ou apps de mensagens. A primeira dica é seguir o clássico ditado — quando a esmola é demais, o santo desconfia. Não acredite em promessas ou ofertas milagrosas que parecem boas demais para serem verdadeiras: na maioria das vezes, elas não são. Mesmo caso o link para uma promoção imperdível tenha sido enviada por um contato de confiança, não caia nessa. São as famosas correntes de WhatsApp.

Também é importante prestar atenção aos pequenos detalhes. A mensagem ou email está escrito de forma profissional, seguindo as normas cultas da língua portuguesa? Ou está cheio de erros, deixando claro que foi escrito por alguém que não é profissional? Imagens em baixa resolução também são sinais de alerta, tal como os domínios pelos quais o recado foi enviado. O uso de domínios similares é chamado de cybersquatting.

No geral, golpes costumam apelar para o senso de urgência. Quanto mais rápido você age, menos você pensa, e os criminosos sabem muito bem disso. Por isso, os estelionatários elaboram mensagens que lhe incentivam a agir com rapidez, já que isso significa ignorar seus conhecimentos prévios de segurança da informação e “correr contra o tempo” para não acabar perdendo algo importante. Prestando atenção a esses detalhes, você dificilmente cairá em um golpe cibernético.